PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo.

[...] são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou microrganismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são portanto fagócitos profissionais. Atualmente se sabe que além de fagocitar, apresentam uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:

  - atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;

  - regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;

  - podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/mol/4-17macrofago1.html. Acesso em: 08 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento a seguir e assinale a alternativa CORRETA

São originadas a partir dos monócitos que migraram para o tecido conjuntivo. São bastante importantes, participando da imunidade inata por meio da fagocitose e destruição de microrganismos invasores. Participam da apresentação do invasor, necessária para a ativação da resposta imune adaptativa, além de serem responsáveis pela limpeza de tecidos necrosados, remoção de restos celulares, entre outros. Possuem formato ameboide por estarem constantemente emitindo pseudópodes.


Mastócitos.


Basófilos.


Linfócitos B.


Macrófagos.


Linfócitos T.

Leia o texto abaixo.

Órgãos linfoides

A produção dessas células maduras, linfoides, ocorrem em diversas áreas do nosso corpo que agem no combate a agressores externos. Algumas dessas células podem estarem presentes entre os vasos sanguíneos, (que dão origem as células brancas na corrente sanguínea), entre os vasos linfáticos (filtram a linfa e combatem os antígenos) ou nas paredes da mucosa. Os tecidos linfoides são classificados em primários e secundários. Os primários representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos T e B. Os tecidos primários não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos.

Os tecidos linfoides secundários participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As células existentes nesses tecidos originaram-se do primário que migraram até atingir o tecido.

Fonte: http://merciacallou.blogspot.com.br/2011/02/funcao-dos-orgaos-linfoides-primarios-e.html. Acesso em: 07 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento sobre os órgãos linfoides e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA

Pequenos e localizados no trajeto dos vasos linfáticos (axila, pescoço, inguinais), filtram a linfa, removem vírus, bactérias, células mortas, além de estarem associados à maturação de linfócitos T e B.


Linfonodos.


Macrófagos.


Mastócitos.


Anticorpos.


Tonsilas.

Primeiramente, leia o texto abaixo.

Sistema imunológico

O sistema imunológico é um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções. Esse mecanismo de defesa é composto por inúmeros órgãos. São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea – onde são produzidos os leucócitos - glóbulos brancos, fígado, baço e outros onde existem representantes locais do sistema imune, como o cérebro. Em cada órgão existem células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.

Fonte: Disponível em: http://www.saudedica.com.br/os-10-alimentos-que-fortalecem-o-sistema-imunologico/. Acesso em: 23 mar.2017.

Considerando o texto acima e o questionamento a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

Proteína plasmática secretada pelas células B que media a imunidade humoral se ligando aos antígenos e desencadeando mecanismos efetores que os eliminam.


Hormônio.
Eosina.
Plaqueta.
Anticorpo.
Hemácia.

Primeiramente, leia o texto abaixo.

Resposta imune

A resposta imune é uma sequência de eventos desencadeada por um corpo estranho (antígeno), com o objetivo de eliminá-lo. Para que um antígeno possa ser destruído é necessário que ocorra a ligação deste ao anticorpo específico (reação Ag-Ac). Os anticorpos são capazes de reconheceram uma grande diversidade de antígenos. Ela pode ser didaticamente dividida em resposta imune inata e resposta imune adaptativa.

A partir das informações do texto, analise as assertivas a seguir.

I)  A resposta imune inata é a primeira linha de defesa contra os microrganismos invasores. Está presente desde o nosso nascimento. Ela é muito importante, visto que vivemos em contato constante com eles (pense em uma pessoa espirrando em um elevador lotado, por exemplo), muitas vezes ela consegue eliminar esses micróbios e quando não consegue eliminá-los são capazes de estimular a resposta adaptativa.

II) Uma das principais citocinas da resposta imune inata são os interferons tipo 1. Produzido por fagócitos mononucleares, participam da resposta imune inata contra vírus. Suas principais funções são inibir a replicação virale aumentar a expressão de moléculas do complexo de histocompatibilidade principal de classe I (MHC classe I).

III) As quimiocinas correspondem à família de citocinas homólogas. As principais células produtoras são os macrófagos, as células endoteliais, as células T, os fibroblastos e as plaquetas. Sua principal função é estimular a o movimento e a migração de leucócitos para o local da infecção, quimiotaxia.

É CORRETO o que se afirma em:


II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.

Em Patologia, para a pesquisa e o diagnóstico, existem inúmeros métodos de estudo. Correlacione, a seguir alguns métodos de estudo utilizados em Patologia ao princípio de sua utilização, ou seja, as letras aos números correspondentes:

A. Morfológico                              

B. Imunoistoquímica                     

C. Biologia Molecular        

1. quantificar e qualificar proteínas e ácidos nucleicos presentes em uma amostra de tecido.

2. analisar as alterações morfológicas macro ou microscópicas presentes em uma amostra de tecido.

3. detectar a presença de antígeno ou elementos estranhos às células ou aos tecidos.

As correlações CORRETAS estão contidas em:


A1, B3, C2.
A3, B1, C2.
A2, B2, C3.
A2, B3, C1.
A1, B2, C3.

Moléculas que surgem durante o processo vital da respiração das células, provenientes diretamente do oxigênio ou do processo de oxidação.


Enzimas.
Radicais livres.
Açúcares.
Anticorpos.
Polipeptídeos.

Primeiramente, analise a situação abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Hipotermia

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal está abaixo de 35oC. Você já submeteu o seu corpo ou parte dele à baixa temperatura? Se sim, você se lembra do que sentiu? A região ficou pálida? Doeu? A hipotermia pode ter ação local ou sistêmica no nosso organismo.

Em relação à essa temática, um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas escreveu em uma Avaliação presencial as seguintes observações.

Avaliação presencial

Quando uma parte do nosso corpo é submetida à baixa temperatura por longo tempo ocorre, no local: Observação 01 - vasoconstricção (redução do calibre do vaso arterial da superfície do corpo), oligoemia (redução do volume de sangue), hipóxia (redução da oxigenação dos tecidos) e lesões degenerativas devido à redução da oferta de O2 às células; Observação 02 - lesão no endotélio vascular, devido à hipóxia, o que leva ao aumento da permeabilidade vascular e ao edema e hemorragia, ou seja, a saída de líquido e de células do sangue do lúmen vascular, para fora dele; Observação 03 - anóxia (ausência de oxigenação dos tecidos) acarretando a morte celular (necrose) do local atingido; Observação 04 - vasodilatação arteriolar e venular, levando ao aumento do volume de sangue nos vasos (hiperemia), decorrente da perda do controle nervoso da vasomotricidade, mas com redução da velocidade do sangue (estase); Observação 05 - lesões nas extremidades (mãos, pés, nariz, orelha e lábios), das quais a mais grave é o congelamento, pois caso a água venha a se congelar no interior das células acarretará alteração das funções celulares vitais como a respiração, levando à morte celular.

Em relação à resposta do aluno, assinale a alternativa CORRETA.


As observações 01, 02, 03, 04 e 05 estão corretas.
Somente as observações 01, 02, 04 e 05 estão corretas.
Somente as observações 01, 02, 03 e 04 estão corretas.
Somente as observações 01 e 03 estão corretas.
Somente as observações 02, 03 e 05 estão corretas.

Analise a frase a seguir, substituindo os números 1 a 3 pelas palavras corretas.

As quimiocinas pertencem à família de citocinas homólogas. As principais células produtoras são os _______1________, as células endoteliais, as células T, os ________2________ e as ________3_______ Sua principal função é estimular a o movimento e a migração de leucócitos para o local da infecção, quimiotaxia.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: macrófagos; 2: osteócitos; 3: hemácias.
1: mastócitos; 2: fibroblastos; 3: hemácias.
1: macrófagos; 2: fibroblastos; 3: plaquetas.
1: macrófagos; 2: osteócitos; 3: plaquetas.
1: mastócitos; 2: fibroblastos; 3: plaquetas.

Primeiramente, interprete o texto abaixo.

[...] são massas de tecido linfoide, juntamente com outras estruturas chamadas tecido linfático do Anel de Waldeyer. Estão localizadas na orofaringe, que é a porção da faringe, que se situa imediatamente atrás da boca. Embora não seja claro qual a sua função. Acredita-se que junto com o resto das estruturas linfoides, as amígdalas são a primeira linha de defesa e resposta imune (para ligar e reconhecer uma grande quantidade de micro-organismos e antígenos) nos patógenos por via aérea.

Fonte: Disponível em: https://www.saudedicas.com.br/doencas/amigdalite-183073. Acesso em: 05 fev.2017.

A partir das informações do texto, analise o questionamento e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. 

Questionamento: localizam-se na cavidade bucal, estão associadas(os) à proteção da mucosa.


Medula óssea.
Linfonodos.
Timo.
Baço.
Tonsilas.

Em Patologia, para a pesquisa e o diagnóstico, existem inúmeros métodos de estudo. Correlacione, a seguir alguns métodos de estudo utilizados em Patologia ao princípio de sua utilização, ou seja, as letras aos números correspondentes:

A. Morfológico                              

B. Imunoistoquímica                     

C. Biologia Molecular        

1. quantificar e qualificar proteínas e ácidos nucleicos presentes em uma amostra de tecido.

2. analisar as alterações morfológicas macro ou microscópicas presentes em uma amostra de tecido.

3. detectar a presença de antígeno ou elementos estranhos às células ou aos tecidos.

As correlações CORRETAS estão contidas em:


A2, B2, C3.
A1, B2, C3.
A1, B3, C2.
A2, B3, C1.
A3, B1, C2.
Páginas: 123456